Criado com o intuito de garantir a sobrevivência da ASTON MARTIN (AM) ao longo do sec. XXI, foi e ainda é o AM que mais unidades teve produzidas. Até aqui, os carros desta contrutora sempre tiveram um cunho mais exclusivo, com ligeiramente menos carros colocados ao dispor do público.
Existe em duas variantes: "Coupé" e "Volante", sendo a única diferença entre elas o exterior. Partilham tudo o resto, incluindo o fantástico V12 de 6l e 450 cavalos, retirado do irmão V12 Vanquish, apesar de o deste produzir mais 10 cavalos. Mas enquanto o Vanquish é um supercarro, desenhado para extrema performance, o DB9 é um GT, ou seja, estilo e conforto.
Este 2+2, é o primeiro modelo da marca a utilizar o modelo Vertical-Horizontal que, segundo a mesma, "dá ao DB9 um dos mais eficientes chassis da industria automóvel". Mas os elogios a este componente não param por aqui: "Mais do que outro qualquer parte independente, a avançada estrutura em aluminio é a razão para a extraordinária agilidade, resposta rápida e comportamento do DB9." Wow! Colocar a estrutura do carro à frente de, por exemplo, o motor, não é coisa que se veja todos os dias.
Constituido mairitariamente por aluminio (motor, transmissão, maior parte do chassis...), magnésio (coluna de direcção, quadros interiores das portas...) e outras ligas ultra leves, a marca afirma que devido ao uso desses materiais se pouparam cerca de 600Kg no peso final, o que lhe dá menos 25% do peso do DB7, mas o torna duas vezes mais robusto.
Mas o que realmente salta à vista é o design. É um dos carros que mais afinidade tem com a minha retina, sendo impossivel a imagem deste exemplo de elegantes linhas desaparecer da cabeça de quem para ele olhe. É pura e simplesmente sublime o desenho do DB9 e a forma como ficamos especados a olhar para ele. Tudo foi visto ao detalhe. Portas que abrem para o lado e para cima, evitando os passeios mais altos, por exemplo. Sorte têm os trabalhadores do novo quartel general da Aston Martin em Gaydon já que têm o prazer de montar peça por peça e à mão esta maravilha.
Mas seguindo em frente, olhemos para o motor. Só o termo V12 é capaz de por qualquer amante do automobilismo aos saltos na sua cadeira. Juntem-lhe 6.0l, 450 cavalos e 4.9 segundos dos 0 aos 100 e já achámos o ZEN de muita gente. Com todo este músculo, seria necessário uma caixa de velocidades à altura e a AM dá-nos 3 opções, todas elas de 6 velocidades: automática, sequencial (ao estilo da F1 com patilhas em magnésio atrás do volante) e manual. E para quando for necessário parar, podemos contar com uns enormes discos (14" à frente, 13" a tras) que não são perfurados mas sim ranhurados, para ajudar ao arrefecimento, evitando assim o maior problema dos perfurados, que é o lixo que se mete nos buracos.
Queriam um carro inteligente? Segundo a FORD, o DB9 é o carro mais inteligente ao cimo da Terra. Porquê? Porque ao invés do tradicional computador de bordo, que controla a injecção de combustivel, a suspensão, as escovas do pára-brisas, etc, temos um "cérebro" (neural network ) debaixo do capot que faz tudo isso e, num futuro próximo, se poderá lembrar, por exemplo, dos hábitos de condução de cada condutor. E eu repito, LEMBRAR! Não será preciso dizer-lhe que queremos um carro desportivo ou que queremos apenas ir para o trabalho. O carro aprenderá os hábitos do condutor e afina-se nesses termos. Acabará o botão "sport" (ainda existente) em que tinhamos de carregar para dar curvas apertadas em segurança. No futuro, estaremos sempre em segurança porque o carro adapta-se automaticamente. Brilhante! Claro que por agora ainda só é usado para fazer o que os outros computadores de carros fazem e detectar erros no motor já que ,segundo a mesma FORD, com a complexidade do V12, tamanho poder de processamento era necessário, dado o número e velocidade com que se derenrolam os acontecimentos no interior do mesmo.
Somando tudo isto, temos aqui um carro que certamente não deixa ninguém indiferente. Pode não ter o maior, melhor e mais potente motor do mundo, mas também não precisa. A beleza e imponência transmitida compensam largamente esse facto.
Este 2+2, é o primeiro modelo da marca a utilizar o modelo Vertical-Horizontal que, segundo a mesma, "dá ao DB9 um dos mais eficientes chassis da industria automóvel". Mas os elogios a este componente não param por aqui: "Mais do que outro qualquer parte independente, a avançada estrutura em aluminio é a razão para a extraordinária agilidade, resposta rápida e comportamento do DB9." Wow! Colocar a estrutura do carro à frente de, por exemplo, o motor, não é coisa que se veja todos os dias.
Constituido mairitariamente por aluminio (motor, transmissão, maior parte do chassis...), magnésio (coluna de direcção, quadros interiores das portas...) e outras ligas ultra leves, a marca afirma que devido ao uso desses materiais se pouparam cerca de 600Kg no peso final, o que lhe dá menos 25% do peso do DB7, mas o torna duas vezes mais robusto.
Mas o que realmente salta à vista é o design. É um dos carros que mais afinidade tem com a minha retina, sendo impossivel a imagem deste exemplo de elegantes linhas desaparecer da cabeça de quem para ele olhe. É pura e simplesmente sublime o desenho do DB9 e a forma como ficamos especados a olhar para ele. Tudo foi visto ao detalhe. Portas que abrem para o lado e para cima, evitando os passeios mais altos, por exemplo. Sorte têm os trabalhadores do novo quartel general da Aston Martin em Gaydon já que têm o prazer de montar peça por peça e à mão esta maravilha.
Mas seguindo em frente, olhemos para o motor. Só o termo V12 é capaz de por qualquer amante do automobilismo aos saltos na sua cadeira. Juntem-lhe 6.0l, 450 cavalos e 4.9 segundos dos 0 aos 100 e já achámos o ZEN de muita gente. Com todo este músculo, seria necessário uma caixa de velocidades à altura e a AM dá-nos 3 opções, todas elas de 6 velocidades: automática, sequencial (ao estilo da F1 com patilhas em magnésio atrás do volante) e manual. E para quando for necessário parar, podemos contar com uns enormes discos (14" à frente, 13" a tras) que não são perfurados mas sim ranhurados, para ajudar ao arrefecimento, evitando assim o maior problema dos perfurados, que é o lixo que se mete nos buracos.
Queriam um carro inteligente? Segundo a FORD, o DB9 é o carro mais inteligente ao cimo da Terra. Porquê? Porque ao invés do tradicional computador de bordo, que controla a injecção de combustivel, a suspensão, as escovas do pára-brisas, etc, temos um "cérebro" (neural network ) debaixo do capot que faz tudo isso e, num futuro próximo, se poderá lembrar, por exemplo, dos hábitos de condução de cada condutor. E eu repito, LEMBRAR! Não será preciso dizer-lhe que queremos um carro desportivo ou que queremos apenas ir para o trabalho. O carro aprenderá os hábitos do condutor e afina-se nesses termos. Acabará o botão "sport" (ainda existente) em que tinhamos de carregar para dar curvas apertadas em segurança. No futuro, estaremos sempre em segurança porque o carro adapta-se automaticamente. Brilhante! Claro que por agora ainda só é usado para fazer o que os outros computadores de carros fazem e detectar erros no motor já que ,segundo a mesma FORD, com a complexidade do V12, tamanho poder de processamento era necessário, dado o número e velocidade com que se derenrolam os acontecimentos no interior do mesmo.
Somando tudo isto, temos aqui um carro que certamente não deixa ninguém indiferente. Pode não ter o maior, melhor e mais potente motor do mundo, mas também não precisa. A beleza e imponência transmitida compensam largamente esse facto.
Classificação
Motor:
Preço:
Final
Specs
0-100 Km/h
4.9s
V. Máx
300Km/h
Motor
6.0l NA 48V V12 450cv 6000cc
Posição longitudinal frontal
Peso
1800Kg
(Frente - 50%)
(Trás - 50%)
Redline
Não divulgada
Binário
570Nm @5000rpm
Tracção
Traseira - RWD
Jantes
19"
Pneus
(Frente - 235/40/ZR 19)
(Trás - 275/35/ ZR 19)
Preço: €220000
2 comentários:
Por falar em Aston Martin...
Ja alguem sabe se o Rapide vai entrar em produçao???
Mt bom carro... superior ao M5 em tds os aspectos!!! ;) :P
Abraço
é que n faço ideia! mas td indica que sim...ja se vêem tantas fotos pela net fora...
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