terça-feira, 30 de janeiro de 2007

HONDA Civic Type R

Refinado

O Civic que todos sonhamos chegará a nós em Março e, mais uma vez, não deixará ninguém indiferente. A marca admite que o Type R anterior, apesar de ser um carro apaixonante e capaz em pista e sempre que se puxava por ele devido ao seu motor de alta rotação, também era um automóvel em que era difícil relaxar e ter uma condução "normal", quando o que se queria era apenas ir para o emprego. E a grande causa disso mesmo seria também aquilo que o Civic teria de melhor: o seu motor. Sim porque nem sempre nos apetece andar com o carro a 7000rpm para ele ter uma aceleração decente e se em pista pode ser emocionante e apelativo, para o trânsito diário pode ser uma chatice. Tudo isto porque esse mesmo motor oferecia um binário baixo comparado com a concorrência, devido essencialmente à inexistência de um Turbo.
Neste remake, a Honda tentou alterar essa situação e para isso alterou ligeiramente o seu sistema de temporização variável da abertura das válvulas, continuando a existir dois perfis de cames, só que agora o perfil de performance arranca às 5400rpm, contra as 6000rpm do Type R anterior, o que resulta numa transição mais suave e num aumento de potência a baixas rotações. Apesar disso o pico de potência continua nas, imaginem só, 7800rpm.
No entanto o motor continua o mesmo, um 2.0l i-VTEC de 198 cavalos e o tempo que leva a fazer 0-100km/h mantém-se nos 6.6 segundos e a velocidade máxima nos 235Km/h.
Quanto ao resto podem contar ainda com um bom equipamento. Nomeadamente suspensão desportiva, pneus 225/40 ZR18 Bridgestone Potenza em jantes de 18" e um novo sistema de controlo de estabilidade que, segundo a Honda, garante um bom compromisso entre comportamento em pista e idas ao supermercado.
O preço deverá rondar os £18000 (€27200) no Reino Unido, mas esperem um preço bem mais bonificado por cá.


















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11 comentários:

Anónimo disse...

claro k n tem binario! kerem por um motor 2000 a fazer o mm k um 2500, ou mais... e o mm k acontece nestes novos diesel de baixa cilindrada, s andarem sp esganados ng os apanha, agr s descerem das 2000rpm... vai la tu k a ele da-lhe a risa!!! lol

Coives disse...

lol por isso o meu 1.9D ainda impõe respeito :D até a 2000rpm... :D
mas quanto a este civic, é chato e assim meio caro a nível de combustivel andar sempre a 7000rpm...

Anónimo disse...

n s pode ter tudo... com um carro da cilindrada ekivalente em termos d cavalos, era capaz k gastasse menos um pouco em andamento "normal" mm ate a forçar um pouco mas em conducao normal depende da conduçao... s souberes conduzir gasta menos pk tem + força logo n precisa d tanto combustivel pra realizar o mm trabalho... mas tb pode gastar + por dar + gosto ao pe nessa faixa d rotaçao e consequentemente carrega-s + um pouco... mas la esta... o teu clio olha k n sei s n aguentara com um dCi 65... o meu aguenta-s na boa com um HDI 110

Anónimo disse...

Já os vi mais bonitos, mas mesmo assim tá alta bomba!!

Coives disse...

um hdi de 100 cavalos? humm...qtos cavalos tem o teu mesmo?

Anónimo disse...

80, mas la esta... o meu e 1.9 enquanto o outro e um 1.6...

Coives disse...

e isso chega para colmatar os 30 cavalos de diferença?? hummm...n me parece...

Coives disse...

visto assim o meu 1.9 de 65 cavalos devia dar um baile ao 1.5dci de 65 cavalos tambem...

Anónimo disse...

mas ao teu falta-lhe o turbito... n e grande o meu, mas ja lhe bastante genica

Anónimo disse...

Eu gostava de um destes... sempre tenho a mania de andar a esticar e tenho... além que ja tenho um carro a gasolina que com 88Cv tem o pico de potencia as 4250 ou coisa parecida e corta nas 6300 ou por aí... Também anda sempre la no alto :P

Coives disse...

agora imagina com este...era sempre nas 7000 e tal...lol não havia gasolina que resistisse...

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