quarta-feira, 28 de março de 2007

PEUGEOT 207 GTi

Depois da semi-desilusão que foi o 206 Gti, a Peugeot apresenta aquele que pretende recuperar a aura que o 205 Gti conquistou no seu tempo. Em 1984, altura em que foi lançado, um 1.6l a gasolina de 105 cavalos, num carro com um chassis ultra-leve, umas jantes grandes e pneus de baixo perfil, chegavam para o fazer chegar aos 100 Km/h em 9 segundos! Muito bom para a altura, num carro acessível ao publico em geral. Chegou mesmo a existir uma versão com um bloco 1.9l de 130 cavalos, que posteriormente teve que ser acalmado para 122 cavalos devido às restrições impostas pela União Europeia (deviam ter vergonha =D). Era muita fruta!

23 anos depois aparece outro GTi, o 207. E muita coisa se mantém. Continuamos a ter um 4 cilindros montado na dianteira, que traduz força às rodas também dianteiras através de uma caixa de, também, 5 velocidades. O que mudou? Agora temos mais aderência, mais potência (pela primeira vez um Turbo), mas acima de tudo, mais electrónica a zelar pelos nossos interesses e, quem sabe, a tentar manter-nos sob controlo.

O 205 GTi terá sido o carro mais estampado da história, não só pela falta de segurança inerente ao uso de materiais ultra-leves (não havia cá fibras de carbono mega-resistentes) mas também pelo enorme poder que o motor possuía que não era de todo, proporcional ao peso do chassis que o equipava (o carro TODO pesava uns meros 875 Kg...) . Tinha tanto de seguro como um americano entrar num bar no Iraque. Na maioria dos acidentes o motor ia parar ao banco do condutor, o que, diga-se de passagem, não é propriamente uma coisa bonita. Mas isso também mudou. O novo modelo levou as 5 estrelas do Euro NCAP, tem 6 airbags, ABS e direcção assistida. Tem ainda EBFD, EBA, ASR e CDS mas, e agora a coisa bonita, todas as assistências e controlos de estabilidade, podem ser desligados com o premir de um só botão! Uma vénia à Peugeot! Pena é que o peso sofra com isso, estando agora nuns 1250 kg.

Quanto ao motor, é o mesmo que equipa o Mini Cooper S, ou seja, uma valente máquina com 1.6l que produz 175 cavalos de potência e o leva aos 100 Km/h em 7.1 segundos (ou seja, o peso extra mais do que é compensado pelo maior binário deste novo modelo, 244Nm às 1600rpm, que sobe para 264Nn com a função overboost, sempre que o esforço assim o exija). Contem ainda com 220 Km/h de velocidade máxima, o que é mais do que suficiente para andar calmamente em auto-estrada e com consumos na ordem dos 7.2l aos 100 Km, que me parecem bem em conta para os dias que correm.

Em termos estéticos, as mudanças para a versão normal do 207 são as novas jantes de 17", um aileron, novas embaladeiras, saídas de escape cromadas e um interior mais desportivo com bancos Alcantara bem confortáveis. Temos ainda pedais em alumínio e detalhes em cromado no tablier. Quanto a mim, não é dos mais felizes esteticamente este GTi...

Design:



Motor:




Sonoridade:

N.D.


Preço:
(£15000 (+/- €23000) - mais impostos)



Final:





















Mais Info @ Link Link Link

2 comentários:

Anónimo disse...

206 2.0 gti semi-desilusão(não te esqueça que foi a base do 206 wrc, nuca deves ter andao em nenhum!

Anónimo disse...

o 206 gti 2.0 foi considerado mais 1 bom e eficaz desportivo da marca francesa, em portugal e em frança com o s16, não sabes mesmo do que falas, o 206 é uma evolução face ao 205, melhor em tudo.por favor não digam babuseiras.

NOVO DOMÍNIO
www.otctfc.com