terça-feira, 24 de abril de 2007

BMW 335i Coupé

Lembram-se do 3.0 CSi? Sim, já lá vão 36 anos, mas já em 1971 o seis cilindros em linha tinha 200 cavalos de potência e tornou-se um clássico. O que temos aqui hoje é o novo topo na série 3, sem contar com o M3 claro. O motor deste BMW é digno de um Série 5. E porquê? Porque é o resultado do cruzamento entre o motor do 330i e dois turbos e daí resultaram 306 cavalos de potência e 400 Nm de binário, disponível logo às 1400 rpm e até às 5000 rpm. Isto num 3.0l que tem 6 cilindros em linha, tal como o CSi. A marca decidiu que as vantagens dos 6 cilindros em linha (menor peso, menor consumo, menos emissões) compensam as vantagens do mais tradicional V8. Tudo isto dá-lhe performances assinaláveis: 0-100 Km/h em 5.5 segundos e velocidade máxima de 250 Km/h limitada electronicamente como sempre. A BMW afirma que apesar de ter menos 40 cavalos do que o actual M3, aquele que já saiu de produção, na vida real as performances serão bastante semelhantes entre os dois. E não me admiro nada. A BMW nunca foi muito fã de turbos em motores a gasolina e a prova disso é que apenas em dois carros fez uso deles e em nenhum nos últimos 20 anos. Argumentam dizendo que cortam a resposta ao acelerador e aumentam o consumo de combustível. Mas desta feita lá optaram pelo turbo e logo por dois. Mas dois pequenos e de baixa pressão que resultaram num carro que parece que não tem turbo, tamanha é a rapidez com que responde aos comandos do condutor. O motor não seria nada se não tivesse um chassis à altura e a BMW não desilude, com uma elevada rigidez e a oferecer ao condutor um comportamento muito bom se estivermos dispostos a suportar a rigidez da suspensão e dos pneus "run-flat" que vêm de origem, coisa habitual na marca, e com uma distribuição de peso (1525Kg) perfeita de 50-50 as emoções de condução certamente estarão em alta no momento de dar "aquela" curva. E claro que a tracção é traseira, como sempre na BMW. O design pode não ser o mais consensual mas o motor e a qualidade empregue na construção deste coupé, podem chegar para cativar muitos novos compradores.
"BMW's new 335i coupe is not class leading, It's in a class of it's own."
No entanto a concorrência poderá vir da própria BMW com a chegada do 335d, que terá o mesmo motor do 535d mas um corpo bem mais leve. E terá todas as vantagens e desvantagens do diesel: consumos mais baixos (7.2L contra os 9.7L aos 100Km da versão a gasolina) e mais binário, demorando no entando mais 0.6 segundos a chegar aos 100 Km/h. Serão duas boas opções sem dúvida, dependendo dos gostos e dos gastos...o ideal para o a gasolina é aquele que usa o cartão da empresa...o diesel, para aqueles que têm de pagar do próprio bolso!















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13 comentários:

Enfim... disse...

é cá um carrão lol

bjs e bom feriado

Anónimo disse...

Os pneus "run-on-flat" são uma porcaria! são muito moles para o carro em questão, gastam-se rápido demais, e são exageradamente caros, e se os quiseres substituir por os normais, não tens pneus suplente para o caso de haver um furo... O 335d já saiu, bem como o 335ci!

Tens a certeza que são turbos pequenos? É que na tecnologia biturbo, que conheço na BMW é um pequenino e um grandão que são utilisados... Um para melhorar a resposta em baixo regime, e outro para melhorar a resposta em alto regime...

E só por acaso, esse carro não tinha já passado por aqui? É que eu me lembro de tar a discutir contigo essa do M3 E46 ter quase as mesmas performances...

Coives disse...

tinha passado mas foi antes de sair. Ainda não havia estes detalhes todos. E o 335d que saiu n é o modelo antigo? É que com este novo look e os novos motores acho que ainda n...
e sim, se percorreres os links, lês que os turbos são realmente pequenos. ;) É um carro a gasolina. nos carros diesel costumam ser maiores.

Anónimo disse...

Já vi 2 em aveiro... são mesmo lindos! :-#
Mas tu com estes pneus não precisas de suplente! Andas com eles sem ar! :D E são caros, mas quem compra isto, também gasta uns 250€ por pneu sem stress! :D

Coives disse...

e é lindo de morrer...eu quero um pra mim! O máximo que já vi o 330i...é quase igual a este por fora! Lindo lindo lindo! Que se lixem os pneus, isto por mim até andava nas jantes! Levava-se pa praia e pronto, ja n precisava de pneus... lol ok! Estupidez do dia! =D

Anónimo disse...

€250 por uns "run-on-flat" dessa medida? Diz-me onde que vou lá compra-los e vendo-os por €300 e quem mos comprar ainda poupa €50... Não precisas de Pneu suplente, mas à conta dos pneus serem tão caros há pessoas que metem dos normais, e não podem andar com um pneu suplente no carro... E não te esqueças que um carro destes gasta os 4 pneus por igual, logo a €300 cada um já são €1200 contra os €1000 de 4 pneus topo de gama, e friso aqui o topo de gama, sem ser "run-on-flat"

Coives disse...

humm...estes carros gastam os pneus por igual? pensei que so os awd faziam isso...

Anónimo disse...

Distribuição de pesos 50-50, a juntar ao facto de atrás gastarem mais devido à tracção, e à frente de ter a direcção, sim gastam todos por igual,. E acho que os AWD gastam mais os da frente que os de trás...

Coives disse...

ora essa n sabia... =D

Anónimo disse...

Então se um pequeno desvio na direcção provoca grande desgaste no pnew de forma irregular é obvio que não é so a tracção a ditar o que se desgasta mais depressa, tudo conta, e realmente nos BMW é praticamente os 4 de uma vez sempre, tenho impressão que os de trás ainda gastam mais rápido qualquer coisa, mas depende da utilização e a diferença é muito pequena.

Anónimo disse...

Qual é a potência do 335d já agora? Ah, e a não ser o preço dos combustivéis... um gasolina aqui pro canto se faz favor.

Coives disse...

"The 335d is powered by the same 286bhp diesel engine that gives the larger 535d such outrageous performance, but because it’s being installed in the smaller, lighter 3-series body, it’s going to be even faster and more frugal"

no 1º link...

Anónimo disse...

This one looks much better then the older version especially the BMW clear light, it looks so nasty and the power is good also and should be enough to beat the Lexus IS350 but mot the BMW 335i twin turbo in a 0-60 sprint.

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