segunda-feira, 23 de abril de 2007

MAZDA MazdaSpeed 3

Dizer-vos que este é um dos carros com tracção dianteira mais potentes que se vende hoje em dia, se calhar não é dizer muito. Este MazdaSpeed 3 oferece um motor 2.3l Turbo de injecção directa com 4 cilindros em linha e outras tantas válvulas por cilindro, que transmite 263 cavalos de potência às rodas da frente, o que em conjunto com um binário de 380 Nm, parece demasiado. Mas porque é que a Mazda não optou por tracção traseira ou até integral? Fica caro? Não valia a pena? Claro que valia! É que o Mazda 3 na sua versão normal só tem 156, e este usa o mesmo chassis e tipo de tracção. Muitos foram os testes em que se diz que este carro simplesmente é potente demais, e tentar fazer uma curva, mesmo que a velocidades moderadas é algo de perigoso. Leiam aqui por exemplo. Fica aqui um excerto:
"Basically, Mazda left the Mazdaspeed 3 on the burner for a little too long and the engine outputs more power than the front-wheel drive car can handle; making it hard to keep the car planted on the road and making it harder to take curves at high-speeds. Even when Phelan was driving the Mazdaspeed 3 at low speeds, he felt it took a lot of effort to steer the car."
Mas tirando esse "pequeno" detalhe, o carro até é engraçado. Tem um design bem agradável e umas linhas desportivas, com umas bem avantajadas mas não tão lindas jantes de 18" e um aileron talvez um poupo espampanante, mas que até não fica mal. Pena a saída de escape única, um carro deste tipo merece no mínimo uma dupla. Depois temos os tradicionais números de praxe. 6 segundos até aos 100 Km/h e uma velocidade máxima de 250 Km/h limitada electronicamente enquanto mantém consumos na ordem dos 10L/100Km. À venda por cá pela módica quantia de €42000...!!! Vejam o Link anterior e elucidem-me se é do mesmo Mazda que estamos a falar... Não parece um tanto ou quanto exagerado? Ou sou só eu? =D















Mais Info @ Link Link Link Link Link

5 comentários:

Anónimo disse...

263 cavalos à roda da frente? O Alfa GT 3.2 V6 não era o carro com tracção à frente mais potente? Não tinha 250 cavalos? Este tirou-lhe o lugar? Há que investigar...

Coives disse...

Esse Alfa n tinha tracção integral? Pensei que tivesse... lol pelos vistos tava enganado! Sempre a aprender! =D

Anónimo disse...

A minha resposta a este dilema de "cavalagem" é simples. Para que pagar por cavalagem que o carro não controla? Porque digo isto? Dica: youtube e coloquem Alfa romeo 147 gta .

"Muito cavalo e pouca palha" :X

Anónimo disse...

Por acaso a semana passada andei a ver videos dessa grande maquina... E quem me conhece sabe que eu carro com tracção à frente, é para esquecer, ando porque "não tenho" outro... Mas também não sei qual é a de um fabricante, fazer um carro com tanta potência e depois não se preocupar em a "por" no chão...

Anónimo disse...

Bem, realmente pena a cena da tracção a frente... e com o trabalho que a mazda fez no RX-8 sabemos que sabem por tracção atrás... mas mesmo assim, se nao fosse o preço não me importava nada de ter um destes.

Quanto ao escape senhor coives... não é duplo... mas é bem grandinho, eu acho que assim também fica bem.

NOVO DOMÍNIO
www.otctfc.com