GranTurismo sempre foi sinónimo de carros que nos deixavam fazer grandes viagens depressa mas confortavelmente e a Maserati pretende continuar essa tradição. Este coupé de 2+2 lugares ainda vai dar que falar. Difícil mesmo é arranjar em que segmento encaixar este Maserati. Mais leve do que os principais rivais, com semelhante espaço interior e o preço de um M5 bem equipado, que podia eu querer mais? Potência pois claro! Construído com base numa versão mais curta do Quattroporte (127mm) é também cerca de 50Kg mais leve do que este (1880Kg de peso, com 49% F/51% T de distribuição ), tem um motor ainda mais potente, um 4.2l V8 que produz 399 cavalos de potência, mais 5 do que o motor do Quattroporte. 399 cavalos não soa a muito quando comparados com os 552 do Bentley Continental GT (já agora, o Bentley tem um grande motor: 6.0L W12, 48V...enorme mesmo!) por exemplo, mas servem o propósito, principalmente se repararmos que o Bentley pesa mais de 450Kg a mais.
"We don't go to the Nrburgring to test for durability as much as to fine-tune the handling. During development of the GranTurismo, we wanted to create a better-performing, more driver-focused car than the Quattroporte. It still has four seats, but we never forgot we were creating a sports car. Our main goal was to achieve the best possible performance from the car, but in the most accessible way. The Nrburgring Nordschleife is perfect for this."
Então temos um carro mais focado no condutor do que o Quattroporte, como era de esperar, o que levou a algumas alterações. A suspensão pode ser ajustada à ocasião e está 30 a 40% mais dura, realçando ainda mais o seu carácter desportivo e que lhe dará uma condução menos suave mas mais virada para o condutor, tal como os senhores da Maserati desejavam. Em conjunto com a sua distribuição de peso quase perfeita de 49/51 e tracção traseira, temos aqui um sério GT. As performances são também assinaláveis com 5.1 segundos a chegar aos 100Km/h e uma velocidade máxima de 285Km/h. Por dentro o luxo é evidente, com estofos em pele e acabamentos em madeira, mas onde não falta a mais recente tecnologia, como o ecrã a cores de 7" e alta resolução que conectado a um disco de 30GB proporciona navegação por satélite e entretenimento enquanto se conduz.
"Bigger but cheaper than an Aston Martin DB9, classier, lighter, and more exclusive than a Bentley or Benz, the GranTurismo is a hard car to pigeonhole. A preemptive strike on Porsche's forthcoming Panamera perhaps."Quanto a vocês não sei, mas este tem de ser dos carros mais belos de sempre. Tem umas linhas divinas, arredondado onde precisa e recto onde deve ser. Não creio que possa ficar melhor do que isto. Só aquela grelha frontal, referência clara aos grandes Marerati's dos anos 50 e 60, impõe respeito a qualquer um. E as proporções são fantásticas, frente bastante longa e cabine e traseira curta em comparação. Fosse descapotável (está prevista uma versão com capota eléctrica) e seria um roadster de sonho. E nem preciso falar nas quatro saídas de escape...demais. Preços? Ainda não há dados oficiais mas espera-se um valor perto dos $125.000 (€92.902) lá fora. Por cá será mais um bocadito...
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