domingo, 20 de maio de 2007

MAZDA 787B | Por definição - Motor rotativo

Eu estou sem palavras! Antes de lerem o que quer que seja ouçam bem este som:

Jesus christ my god! Ouviram só aquilo? Que vos pareceu? Um F1? Tá mal! Era mesmo o Mazda 787B que venceu as 24h Le Mans em 1991, tornando-se o primeiro carro japonês a alcançar tal facto. Mas o mais impressionante é mesmo o motor que usava. Preparados? O motor, que se pode ver na imagem seguinte, era um 2.6l R26B rotativo! Tal como o do RX-8 também da Mazda! E digam lá que não é uma coisa linda!

E mandava ou não um som brutal? Quase épico, diria mesmo. Nunca ouvi nada assim! Cá para mim, qualquer dia trocam os motores de F1 por estes... Não sabem o que é um motor rotativo? No problem! Em espanhol percebe-se bem! (@ Link)
"Un motor rotativo de combustión interna en el que un rotor triangular gira dentro de una carcasa especialmente diseñada, y que realiza las mismas funciones que los pistones de un motor convencional, pero reduciendo peso y número de partes móviles."

2 comentários:

Anónimo disse...

Comentários em:

http://oteucarrotafddcmg.top-forum.net/Discussao-c1/O-TEU-CARRO-TA-FDD-CMG-f5/Definicoes-Mazda-787B-Por-definicao-Motor-rotativo-p92.htm#92

Anónimo disse...

1º o motor é desenvolvimento da porsche mas eles acabaram por desistir e deixaram que a mazda compra-se a ideia.
2º O rx7 já usava isso tb sem esquecer que só são 1.3 ao contrário do 787 k é um 2.6 ;P

NOVO DOMÍNIO
www.otctfc.com