sábado, 16 de junho de 2007

GIBBS Aquada - HSA (High Speed Amphibian)

Ora aqui está algo que, apesar de ser falado há já bastante tempo (desde fins de 2003), ainda é desconhecido de muita gente. O que acham da ideia de criar um veículo que sirva tanto no mar como na estrada? E se esse mesmo carro atingisse mesmo assim performances assinaláveis na estrada, enquanto se comportava como um verdadeiro golfinho no mar? Quem olhar apenas para o interior, veria apenas mais um carro, apesar dos apenas 3 lugares e do condutor se sentar em posição central. Temos o volante, painel de instrumentos, tablier... apenas mais um carro por dentro. Até faz lembrar o McLaren F1 com o lugar do condutor ao centro e os dois lugares para passageiros ao lado.
It is intended as a leisure vehicle with agility on the water. On the road, it is expected to handle and perform like an average sports car
Quando se passa para o exterior é que as diferenças se começam a notar. Olhando assim de repente, a base deste veículo (foto em baixo) mais parece uma banheira, mas uma análise mais aprofundada mostra que o fundo é mesmo de barco, isolado em todos os pontos e pronto para ser levado para a água. De resto o design é bastante semelhante ao Mazda MX-5, pelo menos a frente, o que até é bom, sendo pequeno mas bem agradável à vista. Ópticas arredondadas e até é descapotável! Podiam era ter pintado a parte de baixo também na cor da carroçaria... Mas depois pensamos como é que levamos uma coisa destas para a água? Será que temos a coragem de meter um carro assim sem mais nem menos na água? Pelos vistos não é nada complicado e envolve apenas 6 passos:

  • The vehicle recognizes it's in the water.
  • The vehicle recognizes it's in appropriate depth.
  • The engine drive to the road wheels is cut.
  • The wheels are retracted.
  • Trim tabs are deployed to an optimized position.
  • Road lights change to marine lights.
  • Desenho da parte de baixo do carro

    Resumindo, assim que entramos na água o veículo detecta e começa a preparar-se. Depois quando os sensores indicarem que a profundidade é suficiente para o carro não ficar assente no chão, corta a potência às rodas e recolhe-as. Para terminar troca as luzes de estrada por luzes marítimas. Muito simples! O condutor apenas tem de manter o motor nas 2000rpm durante o processo de modo a este fornecer força suficiente ao motor jacto que fará o carro andar na água. E até o motor foi alvo de uma atenção especial, devido essencialmente a limitações no que ao tamanho diz respeito. Não fazia sentido nenhum e era impraticável a colocação de um motor enorme no carro e por isso foi necessário desenvolver um motor de tamanho reduzido mas que permitisse performances acima da média na água. Com isso em mente, a própria Gibbs criou o seu motor jacto, capaz de produzir uma tonelada de força, o necessário para o veículo flutuar na água. Mas o mais impressionante é o seu comprimento de apenas 89cm e os 40Kg que pesa toda a unidade. Com este motor ficamos com uma velocidade máxima de 55.8Km/h na água, muito bom para as dimensões do motor em questão, tendo em conta os 1350Kg, peso total do carro sem ocupantes. Ah, e com o casco intacto é impossível afundar o carro umas vez que há ar residual no casco que lhe permite flutuar sem esforço, mesmo parado.
    There's residual buoyancy, so you can't sink the vehicle. If you chain it to the bottom of the English Channel for a week and then let it go, it would pop to the surface.
    Cada componente da estrutura foi testado cerca de 2000h, 4 vezes mais do que o normal de modo a garantir segurança em terra e principalmente em água, onde o mais pequeno furo ou material menos resitente do casco poderia deitar tudo a perder.
    Na estrada é um desportivo médio, com um respeitável 2.5l V6 24V que produz 175 cavalos de potência, atingindo uma velocidade máxima de 161Km/h e chegando aos 100Km/h em menos de 10 segundos. Os picanços nunca mais serão como dantes! A partir de agora passarão a incluir troços de água...

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