Alguma vez se perguntaram como funciona o diferencial de um carro? Então imaginem o seguinte: o que acontece às rodas de lados opostos do vosso carro quando vocês dão uma curva? Reparem que a distância percorrida pela roda que ficar por fora é maior do que a distancia percorrida pela roda que ficar por dentro. Por exemplo, numa curva à direita as rodas esquerdas tem de andar mais depressa do que as direitas para fazerem o mesmo percurso. Para ficarem ainda com uma ideia melhor, vejam a imagem seguinte que ajuda a perceber a relação entre rotações de cada roda.
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(Diferencial traseiro de um Land Rover)
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Mas quando se entra numa curva um semi-eixo vai ganhar rotação enquanto o outro perde, ficando um a rodar mais do que o outro. Continuando com o exemplo de uma curva à direita, se a velocidade se mantiver constante e a roda direita passar a rodar a 80%, a roda externa passaria a rodar 120%. O que o diferencial faz é permitir isso mesmo, uma compensação entre as duas rodas de modo a permitir à roda exterior rodar mais depressa do que a interior, não perdendo nunca a aderência já que ambas as rodas estão a rodar com o piso, acompanhando sempre a velocidade do carro. Sem este mecanismo, dar uma curva a alta velocidade significaria perder muita velocidade, uma vez que a roda de fora travaria o andamento porque continuaria sempre a rodar tanto como a que fica por dentro.
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Mas o que acontece quando uma roda perde a aderência, por exemplo? Nesses casos é necessário o uso de dispositivos autoblocantes que bloqueiam as rodas uma à outra e que funcionam como a embraiagem do carro, podendo bloquear mais ou menos, até a um máximo de 100% em que as duas rodas têm de rodar à mesma velocidade, estando como que ligadas directamente uma à outra. Funciona como um limitador do diferencial, cancelando a sua acção.
Para melhor perceberem como tudo funciona, aqui têm um vídeo da Porsche que explica o funcionamento do diferencial usado no 928 que usa electrónica para controlar a velocidade de rotação de cada roda em vez de mecânica e que possui ainda autoblocante.
Mais Info @ Link Link
Vídeo de diferencial traseiro de Land Rover em funcionamento @ Link
3 comentários:
Comentários
Boa tarde, tenho uma duvida e espero que me possa ajudar.
Ando a tirar o curso de instrutor de condução, pelo qual ando a ter formação em mecânica automóvel.
na questão do diferencial o formador disse que o movimento dos planetários de um movimento de translação, o que eu acho que está errado pois estes apenas giram em torno do seu eixo. os satélites sim, tem movimento de translação e de rotação se for em curva, e que são estes que através do seu movimento de translação, transmitem movimento de rotação aos planetários e não de translação, certo?
É que isto pode mudar muita coisa porque se estiver correcto as perguntas de exame do curso estão também erradas. e ao que parece todos os instrutores de mecânica dizem que o movimento dos planetários é de translação...
Agradeço desde já a atenção para esta duvida, e agradeço uma resposta...
aconselho a passagem neste link para exclarecimentos do género ;)
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