quinta-feira, 14 de junho de 2007

TOYOTA apresenta Valvematic

"Toyota' s award-winning Variable Valve Timing with intelligence (VVT-i) technology utilises a sophisticated computer to vary the air intake valve timing according to driving conditions and engine load." @ Link
O já velhinho VVTi (Variable Valve Timing Intelligent/with Intelligence), evolução natural do anterior VVT (a diferença entre ambos é que o VVT tem apenas dois níveis de abertura das válvulas enquanto o VVTi pode variar a abertura das mesmas entre qualquer valor dentro de um intervalo), irá em breve ser substituído por algo mais refinado e adaptado às necessidades actuais, num mundo em que os consumos e emissões estão na ordem do dia. Como evolução do VVTi, o sistema Valvematic manterá o mesmo sistema de controlo do tempo de avertura das válvulas, mas adicionará a isso outro sistema denominado Continuous Valve Lift Control que controlará o levantamento das mesmas, permitindo um controlo mais eficiente da mistura ar/combustível no motor. As vantagens serão entre 5 a 10% de diminuição nos consumos enquanto aumenta até 10% a potência produzida. Também as emissões de CO2 serão reduzidas e a resposta ao acelerador melhorada, segundo a Toyota. Os primeiros exemplares a acomodar esta tecnologia são as versões de 2.0l dos Toyota Allion e Toyota Premio, e presumivelmente produzirão 158 cavalos de potência às 6200rpm e 192Nm de binário às 4400rpm. Mas se acham que a Honda ficará sentada à sombra do sucesso dos seus VTEC, podem ficar descansados que a resposta está para breve. Aguardem mais informação sobre o assunto amanhã, com todos os detalhes dos novos AVTEC (Advanced VTEC).

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