quarta-feira, 4 de julho de 2007

MERCEDES-BENZ C63 AMG 2008

É oficial o lançamento do competidor dos Audi RS4 e BMW M3 por parte da Mercedes, o C63 AMG. É realmente um super Class C com um enorme bloco V8 de 6.3l debaixo do capot que produz 451 cavalos de potência (não os 475 que se esperava) e 600Nm de binário. Muito bom se pensarmos que os concorrentes têm "apenas" 420 cavalos, o que lhe dará certamente uma unha a mais de performance.
"In this respect the C63 AMG comes very close to the 464 or so-horsepower delivered by the AMG C-Class racing touring car in the DTM series. This high output also benefits the power-to-weight ratio, which is a very favorable 3.6 kg/hp." @ Link
Wow! Eu sabia que os carros usados nos campeonatos de turismo são muito parecidos com os que se vendem a pessoas comuns, aliás, são obrigados a tal, mas é espantoso poder conduzir um carro que é usado numa competição tão reconhecida como o DTM. Claro que há mais coisas que não são iguais entre os carros como a preparação da suspensão e todos aqueles ajustes que se fazem para cada pista mas não deixa de ser impressionante. 4.5 segundos será quanto demorará a chegar aos 100Km/h, no entanto a velocidade máxima estará limitada aos 250Km/h, tal como no Audi e no BMW, uma pena já que um motor desta dimensão merecia mais. Nada que chateie os condutores portugueses mas os alemães... com aquelas auto-estradas sem limites de velocidade... deve ser uma chatice! A passar toda a potência às rodas teremos a caixa Speedshift Plus 7G-TRONIC da própria AMG que pode ser manipulada por patilhas atrás do volante. E vejam como ela se porta:
"The programming on this application adds the ability for the engine to automatically open up the throttle during downshifts to match revs and smooth things out. The electronic stability control also now provides the driver the ability to select the activation thresholds for the system to activate." @ Link
Sempre ouvi falar daquelas caixas deste tipo que um gajo faz uma redução mais puxada e o carro não compensa com o acelerador, criando o efeito inércia que é o carro acanhar-se todo quando devia estar a acelerar e nós batermos com a cabeça no volante. Isto acontece porque nem sempre o condutor sabe qual a pressão que deve exercer no acelerador para acompanhar a redução mas parece-me que os engenheiros da AMG já trataram disso. Parece-me um carro bastante interessante (e lindo) com um motor fantástico, o que tornará a escolha dentro desta classe ainda mais difícil! Fiquem com a montanha de fotos e com a loucura que são aquelas quatro enormes saídas de escape!
















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