domingo, 13 de maio de 2007

PORSCHE 911 GT3 2007

O GT3 representa em toda a gama da Porsche, o prazer de conduzir sem os exageros de enormes turbos ou motores de camião com 6L por exemplo. A Porsche diz que este é o carro, sem qualquer tipo de turbo ou compressor, com mais cavalos por litro de todo o mundo. E eu acredito. Com 415 cavalos e um motor de apenas 3.6l, temos 115.28 cavalos por litro, o que é fantástico num motor que só se tem a si mesmo, sem qualquer tipo de turbo a introduzir atrasos nas contas finais. O motor até pode ser o mesmo que o Carrera usa de base, um 6 cilindros em linha, mas graças a algumas afinações conseguiu passar os 400 cavalos de potência. Um bloco desta envergadura e tracção traseira, certamente criarão uma experiência de condução fenomenal, mas é em pista que este Porsche se sente em casa. Com a distância ao solo mais baixa da gama 911 e o uso pela primeira vez no GT3 do Porsche Active Suspension Management (PASM) no controlo da suspensão, este carro bem que pede que aceleremos nas curvas. Este novo sistema permite ajustar ao premir de um botão, a sensibilidade do acelerador, o setup dos travões, rigidez da suspensão e controlos de estabilidade. Mas se no 911 base a suspensão ia de confortável para firme, neste passa de firme para rija-como-o-aço, quase parecendo que se retira a suspensão e se coloca barras de ferro a substituir. Tipo Kart portanto... Mas a verdadeira obra de arte está atrás do condutor.
"On the track, its 415-hp, 3.6-liter flat-six pulls to its 8400-rpm redline, gear after gear, with such smoothness you can't believe it's not butter. And with such immediacy that you can't believe it's not turbocharged."
O motor é um espectáculo e quando chega à redline de 8400rpm (mais 200rpm do que o modelo interior, o que o torna líder mundial na sua classe), pouco depois do pico de potência às 7600rpm, parece que vai sair disparado pela porta fora a qualquer momento. Juntem a um motor muito rotativo um sistema de admissão de ar de volume variável alargado de 76 para 82mm e têm todos os ingredientes para uma enorme performance. Depois temos ainda uma caixa de 6 velocidades que impressiona pela curta distância entre mudanças, acompanhando perfeitamente o espírito racer do motor. Como passar isto às rodas traseiras sem desatar a patinar e não sair do mesmo sítio? Para evitar problemas do género, a Porsche optou por usar o mesmo sistema de controlo de tracção usado no Carrera GT o que, em conjunto com as jantes de 19" de série e pneus 305/30 também de série, garantem máxima tracção em todas as condições. De realçar que o referido controlo de tracção pode ser desligado completamente se desejado. Outras "forças" do nosso lado são ABD (Automatic Brake Differential), ASC (Automatic Slip Control) e EDC (Engine Drag Control).
"But not once - not for a second - did I smile the way I did while driving the GT3. Not even when the Turbo's monstrous boost slingshot me out of second-gear corners. The Marketing Guys might tell me that the Turbo is the flagship of the 911 lineup, that it's almost as fast as the GT3 around a track, and that it makes a better daily driver. But on the track, there is simply no contest."
Com toda a tecnologia do nosso lado e um peso de apenas 1395Kg, as performances serão certamente assinaláveis. 4.3 segundos é o tempo que se leva a chegar aos 100Km/h. Com uma velocidade máxima de "apenas" 309Km/h, não irão bater records de velocidade mas podem apostar que serão dos mais rápidos a chegar lá. 0-160Km/h em 8.7 segundos. Nada mau para um bloco de 3.6l. Claro que para isto contribui o fantástico chassis com um coeficiente de atrito de apenas 0.29. Pormenores como as entradas de ar na frente do capot, o novo aileron traseiro bem como um fundo coberto com painéis suaves garantem uma máxima circulação de ar e consequentemente, um baixo coeficiente de atrito. Para parar em segurança, a Porsche incluiu discos de travões de 13.78" com maxilas de 6 pistons às frente e 4 atrás. No interior podemos encontrar acabamentos em Alcantara e ainda, como opção, uns bancos em fibra de carbono que pesam metade dos de série e que melhorariam ainda mais as performances já de si excelentes. Consumos: mistos de 16.62L/100km, 11.77L/100Km em auto-estrada. Como se interessasse a alguém...


Design:



Motor:




Sonoridade:
(ouçam o vídeo)



Preço:
($106.000 base (+/- €78.400) - mais impostos)



Final:





















Mais Info @ Link Link Link Link

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente o som de 6 cilindros é sempre bom de ouvir, e neste caso não é excepção, antes pelo contrário... Está muito bom o som...

Melhor que um 6 em linha só um bom V12

Coives disse...

Podes crer. Há muitos V8 e V10 que não mandam um som assim. Mas os V12...tou-me agora a lembrar do Zonda...aquilo sim, é um exemplo a seguir por todos os construtores de carros no que ao som diz respeito!

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