Como prometido ontem depois da apresentação do Valvematic da Toyota, hoje é a vez da mais recente iteração do VTEC da Honda, chamada AVTEC (Advanced Variable valve Timing and lift Electronic Control). O que para muitos parecia perfeito e que a tanta gente levou lágrimas aos olhos tamanhos os ganhos de performance que permitia alcançar, está desactualizado. Isso mesmo, o VTEC, que anda por cá desde 1989 quando foi utilizado pela primeira vez no 1.6l DOHC (Dual Over-Head Cam) do Honda Integra, está velho e já foi ultrapassado por muitos outros sistemas de controlo do mesmo tipo mas que permitem um maior refinamento na altura de escolher qual o melhor timing para abrir ou fechar as válvulas. Isto porque o VTEC apenas permite dois níveis de abertura, um de alta performance e outro normal, o que nos dias que correm, com a crescente preocupação com os consumos e emissões poluentes, é insuficiente. Mas a Honda não ficou de braços cruzados, e tem vindo a desenvolver o seu sucessor que agora vem a público como um avanço do original, daí o Advanced atrás do VTEC. Só se os managers da Honda estivessem loucos é que abandonariam a sigla VTEC depois de tanto respeito que esta conquistou por todo o globo.
E o que mudou? Para além de agora tanto as válvulas de admissão como as de escape serem totalmente controladas (no VTEC apenas as de admissão tinham abertura variável), a mudança principal é que agora é possível escolher qualquer tempo de abertura das válvulas dentro de um intervalo pré-determinado, ao invés dos 2 tempos fixos do anterior. Juntaram ainda à mistura um controlo do levantamento das válvulas que permite fazer exactamente a mesma coisa mas com a altura a que as válvulas sobem, consequentemente controlando a quantidade de combustível e ar que entra e sai do motor mais eficazmente. Assim, é possível a baixas velocidades diminuir o levantamento e tempo de abertura das válvulas, diminuindo os consumos e as emissões. Segundo a Honda, comparando o actual K24A 2.4l i-VTEC (intelligent VTEC, sistema que em vez de usar dois perfis de árvore de cames, permite que a mesma possa ser rodada sobre si própria, sendo uma solução mais elegante para o mesmo problema) com o novo 2.4l AVTEC, ganhos de 13% nos consumos são perfeitamente atingíveis. Isto enquanto se aumenta a potência e o tão desejado binário que tanta falta faz nos actuais sistemas VTEC. Deverá começar a ser utilizado durante os próximos 3 anos. Veremos se os resultados e expectativas se confirmam.
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