terça-feira, 10 de julho de 2007

MITSUBISHI Lancer Evolution X - Tecnologias explicadas (ASC, ACD, AYC e Sport ABS)

O próximo Lancer Evolution X será a montra tecnológica da Mitsubishi já que com ele a marca irá introduzir novas ou evoluções de algumas ajudas electrónicas que estarão ao serviço do condutor. Ora então temos:
  1. ASC (Active Stability Control)
  2. ACD (Active Center Differential)
  3. AYC (Active Yaw Control)
  4. Sport ABS (Sport Antilock Brake System)
  1. Em primeiro lugar temos o ASD, que como o nome indica, controla activamente a estabilidade do carro, monitorizando o que se passa em todas as quatro rodas em tempo real e actuando em conformidade. E faz isso controlando a força que é transmitida a cada roda pelo motor bem como a pressão de travagem adequada. Esta tecnologia é uma evolução do anterior Evo, sendo a principal diferença a adição de sensores de pressão dos travões em cada roda, permitindo um controlo mais refinado/preciso da rotação de cada roda. Este sistema permite um aumento da tracção quando em aceleração, simulando o efeito de travagem com o pé esquerdo, já que em caso de perda de aderência por uma qualquer roda o sistema pode travar essa roda de modo a esta voltar a agarrar ao solo. Será uma grande vantagem quando for preciso efectuar alguma manobra mais súbita que implique mudar de direcção mais depressa (para evitar algum obstáculo por exemplo), já que nem precisamos de nos lembrar de travar com o pé esquerdo ou de mais nada, é só travar e virar que o carro faz o resto.
  2. Logo de seguida temos o diferencial central que controla a relação de binário entre as rodas traseiras e dianteiras e que é constituido por uma embraiagem hidráulica de múltiplos pratos, controlada electronicamente. É um sistema completamente autónomo que gere a quantidade de força que deverá ter cada eixo em cada momento, permitindo ir desde um escorregamento completo da embraiagem até ao bloqueio total, rodando os dois eixos com a mesma velocidade. Isto permitirá obter uma resposta ao acelerador em quaisquer condições de piso, esteja ele seco, molhado ou até coberto de gelo.
  3. Depois temos o AYC que actua através do diferencial traseiro reduzindo os efeitos de qualquer mudança súbita de direcção ou guinada mais brusca na direcção, ajudando a cancelar o momento criado pelo peso do carro aquando de tais manobras que o levaria a sair demasiado largo em curvas mais apertadas, aumentando a performance em curva.
    YAW - "Guinada, mudança de direcção; rotação de um satélite ao redor de um eixo vertical com a terra." @ Link
    Actua também como um diferencial de escorregamento limitado, permitindo evitar o escorregamento das rodas traseiras em pisos mais escorregadios ou, em casos extremos, quando se perde o controlo do carro, ajudando a ganhar tracção o mais depressa possível ou mesmo nunca a perder. Esta tecnologia já cá anda desde o Evo IV, lançado em 1996, tendo sido revista para o VIII lançado em 2003. Em comparação com o anterior e mais modernos de todos (o do Evo IX) o novo sistema ganha sensores de guinadas mais sensíveis e precisos bem como controlo sobre os travões, pudendo usar os mesmos para garantir ainda mais estabilidade.
  4. O Sport ABS não é mais do que um ABS evoluído e aperfeiçoado para condução mais desportiva. O ABS serve para evitar o bloqueio das rodas quando se efectua uma travagem mais brusca, permitindo ao condutor continuar a virar mesmo em travagem. Este novo sistema está ligado aos sensores de guinadas, permitindo ainda maior eficácia nas travagens em curva, já que para além de não deixar bloquear as rodas tem conhecimento das condições de pressão exercidas em cada roda.
Foi ainda apresentada a nova caixa de embraiagem dupla bastante engenhosa mas semelhante às usadas pelas VW e Audi, e por isso mesmo não me vou alongar mais. Resumindo, o novo Evo X deverá ser uma terrífica máquina em pisos menos agradáveis (estou-me agora a lembrar dos Rallys que eu faria se tivesse um...) mas também em pista com sistemas como o AYC que deverão aumentar ainda mais as performances em curva.

Mais Info @ Link
Vejam ainda a galeria com montes de fotos.

Sem comentários:

NOVO DOMÍNIO
www.otctfc.com